Indústria de Fertilizantes
MOSAIC – Complexo Mineroquímico de Taquari-Vassouras, em Rosário do Catete (Sergipe)
A Tinoco Anticorrosão está presente na Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras e distribuidoras de fosfato e potássio combinados, e vem contribuindo com a companhia em acordo com os investimentos realizados no Complexo Mineroquímico de Taquari-Vassouras, em Rosário do Catete (Sergipe) que visam manter a extração de silvinita usada no beneficiamento de potássio, e a extensão da operação para, pelo menos, até 2030.
A Mosaic Fertilizantes investe na aquisição de equipamentos e melhoria de infraestrutura, visando aumentar a competitividade da produção interna e garantir a continuidade das atividades no local. Dentre os investimentos da Mosaic Fertilizantes, o Elastômero Securit®2 foi especificado para garantir a melhor produtividade tanto na manutenção das estruturas já existentes, quanto na extensão da durabilidade do sistema de revestimento para proteção contra corrosão.
Os equipamentos e transportadores de correias montados em ambiente industrial contém agentes aceleradores do processo corrosivo que ficam expostos às chuvas e névoa salina. Além destes agentes, há a presença da poeira e pequenas partículas de fertilizantes e gases industriais, inclusive SO2, que contribuem para acelerar o processo da corrosão dos metais em contato com compostos ácidos e contaminantes sólidos, além da presença de alta umidade, temperaturas elevadas, sais, sulfetos e outros agentes químicos que geram uma forte demanda por revestimentos e sistemas de proteção anticorrosivo de alta performance.
O excelente desempenho da tecnologia elastomérica pode ser observado nos registros fotográficos no Complexo Mineroquímico de Taquari-Vassouras, em Rosário do Catete (SE), onde o Elastômero Securit®2 foi aplicado em diversos equipamentos e áreas consideradas extremamente críticas devido ao alto grau de corrosividade inerentes às etapas de produção e armazenagem do setor mineroindustrial.
A unidade de Taquari-Vassouras é estratégica para a empresa, pois é a única operação brasileira de potássio, cuja demanda é grande no mercado nacional de fertilizantes e continuará crescendo nos próximos anos. A Mosaic é uma das maiores produtoras de potássio no mundo e sabe o quão relevante é ter uma operação competitiva dentro de um dos países que tem maior taxa de crescimento de demanda por este produto.